quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Novidades para 2009



Novo e diferente! O VOZ CHINFRIM começa 2009 com o pé direito e com várias mudanças! A primeira a se destacar é que agora o VOZ CHINFRIM é também coluna de um jornal em Betim. Com textos leves, ácidos e inteligentes essa nova coluna pretende ser, assim como o blog, um espaço aberto de opinião política, voltado principalmente para a juventude. E ainda ser um parceiro do espaço virtual, pois se tornará um espaço permanente de divulgação do blog para a população leitora do Gazeta de Betim.

Outra novidade são os nossos correspondentes internacionais exclusivos, que se encontram ao redor do globo cobrindo as principais notícias de relevância mundial. Nos Estados Unidos, a nossa querida Marcela Vitarelli, ou Marcela D.C. se encontra em Washington, onde acompanhou de perto a posse do novo Presidente, Barack Hussen Obama, e promete um ensaio crítico para o VOZ sobre esta experiência e as expectativas dos estadunidenses e do resto do mundo em relação à Obama. Na Inglaterra, no centro da nova cultura pop mundial, a nossa correspondente Aline, aproveita as folgas nos estudos da língua britânica para nos informar sobre as novidades da cidade que tirou de Nova York o título de capital da cultura contemporânea. Na frança, o nosso companheiro Gabriel, mais conhecido como MEC, acompanha as manifestações trabalhistas, greves e protestos que prometem abalar a estrutura do neoliberalismos mundial. E todos eles com exclusividade para o VOZ.

Como podem ver 2009 promete. Atualizações constantes. Passeio do VOZ CHINFRIM por outras mídias. Correspondentes Internacionais exclusivos nos principais pontos do mundo. Mas tudo isso precisa da sua constante opinião e palpite. Por isso sempre opine e nos ajuda a construir constantemente a nossa VOZ CHINFRIM.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

SÓ A TRÉGUA NÃO BASTA!


Não poderia deixar que a nossa VOZ CHINFRIM deixasse de manifestar um posicionamento sobre a aterradora e cruel guerra entre Israel e a Palestina. E já começo colocando o meu radical posicionamento a favor do povo palestino. Como cidadãos do mundo, não podemos aceitar o terrorismo de estado imposto por Israel, que mata mais de 1000 pessoas em menos de três semanas, sendo mais de um terço de crianças e mulheres e a maioria de civis, sobre a desculpa estapafúrdia de que o Hamas usaria o povo palestino como escudo humano. Uma atitude dessas é inaceitável e temos que nos posicionar!

É claro que há razões históricas para este conflito e meu conhecimento sobre elas é escasso, admito, por isso conto com a ajuda de vocês para esclarecermos aqui os diversos motivos e amadurecermos a nossa opinião. O que percebo é que o povo Judeu através do estado de Israel está promovendo uma limpeza étnica na região com vistas a exterminar a história palestina daquela região. A própria história recente da criação do Estado de Israel mostra isso. E outra coisa que não entendo é como a ONU não intervém diretamente e mais enfaticamente num caso como esse.

Do ponto de vista internacional parece que a ação se resume ao não reconhecimento por parte do Hamas da existência do estado de Israel e suas ações terroristas que atacam alvos civis. Mas venhamos e convenhamos, o estado de Israel, quando muito deve ter cerca de 70 anos de idade. Criado sobre a égide da expulsão de povos originários daquela região por mais de 50 anos seguidos sobre a forte tutela dos EUA, o que garante até hoje poderio militar e político a este estado perante a comunidade internacional. Como um povo, que vive em uma faixa, cercado de território israelense por todos os lados, expulso e agrupado em pequenas porções territoriais pode reconhecer a criação de um estado que passa obrigatoriamente pela desconstrução de sua identidade! Isso é inconcebível! Sem falar na contagem de corpos. Enquanto os mísseis do Hamas matam na casa das unidades, o exercito israelense mata na casa da milhar!!!! E ataca sem nenhum respeito a nenhuma convenção internacional!

Sei que este texto está apaixonado e propagandístico, mas gostaria mesmo de iniciar um debate neste humilde espaço virtual. Construam este texto comigo. Convoco a todos os leitores a opinarem, independente da opinião, se já se acha contemplado, ou das habilidades textuais. Quero que vocês opinem. Saibam que vou defender ferrenhamente minha posição pró-palestina, mas o mais rico deste espaço é realmente o debate! Para finalizar, retomo ao título do texto: um trégua apenas não basta! Não basta apenas o cessar-fogo! Isso é muito pouco. Cabe a comunidade internacional punir severamente Israel por seus crimes contra a humanidade e agir de forma contundente no debate sobre a criação de um estado palestino soberano e reconhecido internacionalmente. E a nós, cabe não ficarmos calados!!!!