sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Cobra criada nunca será cachorro morto!

"comecei a pensar
que eu me organizando
posso desorganizar"

(Chico Science, que me perdoe!
E não deu pra aproveitar
mais nada da letra)


17/08/2007 - Movimento Cansei

5 mil pessoas, segunda o OAB, se se reuniram na Praça da Sé para fazer um minuto de silêncio pelo direito dos brasileiros.


11/09/2007 - Sou Contra a CPMF

Fiesp entrega à Câmara 1,1 milhões de assinaturas contra a prorrogação do imposto.


29/09/2007 - Movimento Grande Vaia


Organização promete uma mobilização nacional, pela ética e pela moral, no próximo dia 29.

9 comentários:

Jayme Neto disse...

Venho aqui deixar meu constragimento ao povo brasileiro. Este movimento "Cansei" é a maior palhaçada que já fizeram. Mesmo que eu não goste do Lula, nunca faria um ato indescente como vaiá-lo num evento internacional como o pan. Isso mostra que vivemos numa sociedade que não respeita nem seu chefe de Estado. E essas mesmas pessoas que desconhecem uma cultura como o Judô e fazem aquela vergonha de vaiar as Cubanas, por mais que o técninco cubano provocasse, deveríamos mostrar respeito, dignidade e indiferença. Mas não, é melhor aparecer, vaiá-los e humilhá-los.
No entanto, essa elite medíocre que temos aplaude o grande César Maia no mesmo evento, que fez essa lei na Educação pra mostrar que nossas autoridades cagam e andam para uma política efetiva na educação.


Relembrando as palvras do mestre Guerreiro Ramos, "este país é uma merda, é preciso reinventá-lo."

nilo disse...

Considerando as críticas e observações em "off" de meus colegas de blog;

considerando que a preguiça, ao fazer um post sem um texto esclarecedor, pode ter-me feito construir uma posição ambígua e;

considerando que é de meu total interesse explicitar minhas opiniões;

venho através deste, dizer com todas as letras que:

não estou cansado pelos mesmo motivos que o "Movimento Cansei";

sou contra o movimento "sou contra a CPMF" e;

minhas vaias não ecoam no mesmo sentido que as do "Movimento Grande Vaia".

E ainda dizer que, minha intensão com esse post preguiçoso era somente provocar a reflexão sobre a evolução de desenvoltura que a direita vem apresentando no decorrer desses tempos.
Uma oposição que pode ser dividida em três momentos:

momento I: da primeira posse de Lula à aparição de Roberto Jefferson.
uma EX-eterna-posição atônita e desconcertada, muito pela falta de prática.

momento II: De Jefferson ao Caos aéreo.
A mídia conservadora, macaco velho, desempenha com admirável desembaraço o papel de oposição, antes e melhor que outros setores.

momento III: pós tragédia da TAM
(momento atual e o qual o post tentou evidenciar)
Diversos setores da direita, nominalmente empresariado, congressistas e a mídia, partem numa agressiva tentando ganhar espaço na opinião pública, com manifestações pseudo-populares, que apelam para a comoção sobre a desinformação.

É isso.

Anônimo disse...

Jayme, seja lá quem vc for, pq O NOSSO país é uma merda?
Com todo respeito, só por esse comentario eu te vaiaria!!!

Jayme disse...

Por que nosso país é uma merda?

Primeiro: Vivemos num país, onde a corrupção não está inserida somente no congresso, o "jeitinho brasileiro" está constituídos dentro de todos brasileiros. Mas esse "jeitinho" quando se relaciona com coisas sérias provoca dimensões muito maiores. Tanto que os mobilizadores do "contra cpmf" estão doidos para acabarem com a cpmf porque ela não tem como ser sonegada.

Segundo: Somos o país do jabaculê, onde tudo pode e ninguém faz nada. Não respeitamos as leis e quando passamos por cima delas sem ser pegos, nos achamos o máximo.

Terceiro: Moro num país onde as roupas das pessoas são mais importantes do que elas possuem em seus cérebros.

Quarto: Morei num Estado onde um "mulequinho" como Governador instauro a política de cotas por conta da sua consequência eleitoral, não pensando sobre a justiça histórica que temos que fazer com os negros.

Quinto: A educação no Brasil é um retrocesso, pessoas não conseguem enxergar nos professores a capacidade que eles têm de conseguir levar a esperança e oportunidade a mihares de crianças e jovens.

Sexto: País hipócrita, que muitos dizem não haver racismo.

Sétimo: Deixamos de valorizar nossa cultura de raiz, pois figuras como Elomar Figueira Mello teve em seu respectivo show na cidade de Viçosa, uns 10 expectadores e se o mesmo vier tocar aqui novamente, esse número no máximo será multiplicado por 10. Mas shows como Bartucada, lotam todo o espaço Multiuso.

Mas, porque mesmo achando esse país é uma merda, não pretendo sair daqui:

Primeiro: Amo o povo brasileiro que luta todos os dias para conseguirem conquistar o pão de cada dia.

Segundo: Quando vim pra Minas, o povo daqui me comoveu, as pessoas te tratam como se fosse de casa, rompendo com a impessoalidade total gerada pelo capitalismo e vista muitas vezes nas metrópoles.

Terceiro: Aqui há muita coisas boa que poucos valorizam, como a música de Vinícius, Tom Jobim e Elomar. E quando puderem assistam o programa Sr. Brasil na Rede Minas ou TV Cultura, é mais um motivo de orgulho pra mim.

Quarto: Moro num país que há um miscigenação do seu povo, algo que somente é presenciado aqui.

Quinto: Aqui, posso entender e interpretar as obras de Guimarães Rosa, o próprio Vinícius, Carlos Drummond de Andrade, Oliveira Vianna e Guerreiro Ramos.

Sexto: lugares belos em todos os cantos do país, podendo ir pro Norte ou Nordeste que encontraremos coisas lindas.

Portanto, Marcela coloquei os pontos porque acho esse país uma merda, mas porque o admiro mesmo assim.

N. Real disse...

Eu cansei:
da política; da ignorância da classe média; da hipocrisia; do PT achar que ainda é um parido de esquerda; dos parlamentares de direita posarem como donos da moral (e o pior - pessoas comprarem esse discurso)...

Cansei também das pessoas que passam mal ao ver um presidente sem diploma; cansei da cobertura política dos nossos jornais que parece mais um TV Fama do Congresso; cansei de ninguém dar importância as questões dos biocombustíveis e do prestígio que nosso Presidente vem adquirindo no cenário internacional devido a esse projeto.

Cansa-me também pessoas que endeusam Lula; cansa-me também o próprio o Lula e sua apologia da ignorância.

Mas o que mais me cansa é a falta de senso crítico de 96% da população.

Independente da inclinação política de cada um, cansei dos mesmos argumentos frágeis e falaciosos de ambas as partes!

Quase tudo é podre no Brasil. Por isso cansei.

Mas adoro o blog!

nilo disse...

n. real, bela intervenção. Só pintou uma dúvida. Quando você diz que se cansou "dos mesmos argumentos frágeis e falaciosos de ambas as partes!", a quais partes está referindo?
Pelo seu texto, por exemplo o PT não é esqueda, então, não ficou claro se as ambas as partes citadas seriam o par direita/esquerda, o par governo/oposição ou ainda outro par que me tenha passado despercebido.
Julgo que esse esclarecimento seja fundamental para a compreensão da sua mensagem.
Abraços, n. teixeira.

Anônimo disse...

n. Real adorei seus comentarios! E isso aí tmb cansei!

Ha Jayme, blz gostei dos seus pontos tmb, mas do meu ponto de vista, posso dizer nacionalista e conhecedora de outras realidades de outros país do mundo, considero o nosso país um lugar de muitas oportunidades. Eu nunca me referiria ao meu país como merda. Merda é Serra Leoa, que milhoes de africanos morrem de fome.... vc tem nocao o que é morrer de FOME???? Y Myamar onde ainda existe escravidao, escravidao mesmo.. Tipo autorizado pelo Estado autoritário...
E mais aqui pertinho, Vc ja viu a condicao dos Bolivianos que trabalham nas minas??? A idade media de vida dessas pessoas é de 30 anos!!!
E cara, eu to morando na Argentina a 6 meses, e apesar de educacao gratuita para todos, este país nao sabe como esta se mentenendo de pé! Corrupcao...atras de corrupcao..
(meu portugues esta cada dia pior!!! hahahah).
E isso...
bjus a todos especial para BG!

Carol disse...

É claro que não se pode falar em senso crítico num país em que justamente, educação não é um objetivo. Aliás, se a bandeira pudesse ser "por um Brasil de analfabetos funcionais", sem dramas, acho que seria. Não me refiro a este ou àquele governo, mas a uma postura. Na verdade, não me refiro nem ao Brasil como se esse problema fosse só nosso.
Ao mesmo tempo que não acho que estejamos melhores que outros países - porque sim, fome e escravidão só não estão frente a nossos olhos porque vivemos em bons bairros de classe média, em bons estados medianamente ricos - penso que esse estado de repulsa pela situação do país não se reduz a ele mesmo.
Vivemos num mundo onde a desigualdade é premissa para a reprodução do capital, e onde o capital tomou o lugar da "felicidade" nos objetivos da existência.
Nesse sentido, acho que enquanto não questionarmos o sistema como um todo, vamos continuar em "argumentos frágeis". Se o Brasil gasta 10 (ou 100?) vezes menos com educação que gasta com juros da dívida externa, estamos questionando uma postura referente à educação ou referente a um sistema que pressupõe a desigualdade??...
Não é este o mesmo sistema em que a China se mata pra participar do Conselho de Segurança da ONU pra barrar intervenções internacionais às chacinas diárias no Sudão ou em Myanmar pra assegurar seus fornecedores de matéria-prima barata... e que depois levanta falsas bandeiras de falsa ajuda (tipo: jogar containers de mantimentos na cabeça das pessoas)???

Acho que o início da construção dos argumentos mais fortes passa por uma visão mais ampla... (Mas sim, continuo me sentindo uma revolucionária de sofá! - por onde começamos??)

desculpa, eu falo muito!

Jayme Neto disse...

Sexta-feira, Setembro 21, 2007
QUEM É A MUSA DO CANSEI?


Hebe Camargo estava na " marcha da família com Deus, pela liberdade " ? É uma curiosidade que tenho. Sempre que falo da manifestação que reuniu, em março de 1964, os segmentos conservadores da sociedade para rogar a Deus, e aos milicos, evidentemente, pela queda do presidente João Goulart, sou assombrado pela idéia de que a Hebe, com um gigantesco par de óculos escuros, era uma das pontas-de-lança do evento. Não imagino a marcha sem a Hebe; é isso.
O tal do movimento Cansei, organizado pela ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo, teve em Hebe uma presença das mais significativas. Indignada com os desmandos da classe política, a Xuxa da terceira-idade botou pra quebrar. Cantou o hino nacional, exigiu respeito aos homens de bem, chorou pelas vítimas do desastre da TAM e, no frigir dos ovos, apresentou-se como uma brasileira revoltada com a corrupção do governo Lula. Respaldada pelo passado malufista, que lhe dá credenciais éticas inquestionáveis, Hebe tornou-se uma espécie de musa do movimento.
Disse que a Hebe é a musa do Cansei e tenho que corrigir. A cantora Ivete Sangalo, a atriz Regina Duarte e a apresentadora Ana Maria Braga estavam presentes; igualmente indignadas. Agnaldo Rayol, garoto-propaganda do banco Cacique - uma espécie de instituição de agiotagem contra idosos - cantou o hino nacional e, em virtude do cabelo acaju, entra também como candidata a musa do movimento.
(Como posso cometer esse lapso? A cantora Wanderlea, que eu imaginei estar enterrada no cemitério da Consolação desde meados dos anos 70, também estava lá. É candidata a musa, portanto.)
O padre Antônio Maria não me parece ser uma musa ideal. O religioso, cujo ápice da carreira sacerdotal foi celebrar a união de Ronaldo Fenômeno e Daniela Cicarelli no castelo de Chantilly, na França, usa uma batina que esconde as curvas que poderiam, ou não, cotá-lo como a tetéia do Cansei. Antônio Maria, que também é cantor - gravou com Roberto Carlos uma canção em homenagem a Nossa Senhora - , pode almejar, no máximo, o título de garota-verão da opus dei. Tem o meu voto.
Parece que o tal do Cansei não mobilizou muita gente. Acho que a solução para os organizadores do evento, e vai aqui uma sugestão gratuita, é pedir ao Nizan Guanaes que bole alguma coisa para atrair a população. Minha dica é investir no concurso da musa do movimento, com apresentação no palanque e tudo mais. Com direito a desfile de biquini e trajes típicos , evidentemente.
Abraço

http://www.hisbrasil.blogspot.com/
Um blog muito bom de se ler, eu acho legal que todos possam da uma ida até lá. Como podem colocá-lo como sugestivo no blog.

2 de Outubro de 2007 11:28