quarta-feira, 10 de outubro de 2007

E madrugada adentro, no congresso nacional....

Por duas madrugadas estive acompanhando pela TV Câmara o esforço do Congresso Nacional para aprovar por segundo turno a prorrogação da CPMF. Assistir os discursos de nossa câmara baixa do parlamento é com certeza um espectáculo muito mais interessante do que assistir programas como "Fala que eu te escuto" ou "Polishop". Só não é mais interessante que sair para a balada. Mas segunda e terça em Betim, confesso, não há nada para se fazer.
Além do entretenimento, foi muito instrutivo, também, acompanhar especificamente aquele período de votação. Primeiro para saber como funciona a câmara dos deputados, com todos os seus vícios regimentais e coisas típicas de uma instituição (seja ela qual for). Segundo para ver como se comportam os deputados da base aliada do governo e da oposição.
A primeira coisa que gostaria de destacar é a grande demagogia com que PFL (atual democratas) e PSDB lideraram um dito "bloco" de oposição a prorrogação da CPMF, formado por PPS, PSOL e outros. A união dos ultra-conservadores de direita com os ultra-socialistas de esquerda foi extremamente simbólica: O PSOL é, de fato, um partido falido. Se apropria dos discursos instrumentos e práticas da direita para fazer oposição ao governo "neo liberal - super conservador" do Lula. Foi cômico, pra não dizer trágico, ver deputados como Onix Lorenzoni (líder dos DEM) e aquele parente (acho que é filho) do Bonhausen elogiarem e convocarem os deputados do PSOL para o esforço de obstruir a pauta de votação.
Outra coisa que muito me impressionou foi a inconsistência política e ideológica dos dois capitões da oposição: PSDB e PFL. Sem entrar no mérito da questão da aprovação ou não da CPMF (pois pessoalmente tenho várias críticas), como pode estes partidos votarem contra a prorrogação deste imposto se o mesmo faz parte intrínseca de uma política macroeconômica que estes partidos defendem e não foi mudada substancialmente pelos dois mandatos do governo Lula? Ainda com um discurso de redução da carga tributária e de má gestão do erário público??? Isso me espanta muito pois como fica o superávit primário, a política de Juros e outros sustentáculos de uma política neoliberal sem a grana da CPMF, diga-se de passagem criada por eles???
Isso só me leva a uma clara conclusão: A direita no Brasil é burra! E muito! Admito que ela acerta ao fazer oposição com um caráter golpista ao governo Lula, pois este governo, com todas as suas falhas, tem como mérito tirar a disputa pelo governo federal de facções da direita e colocar a classe trabalhadora como protagonista de um processo político, que em 500 anos, ela foi simplesmente ignorada. Isso não é pouco e aqui devemos destacar o mérito do PT nesta construção. Porém a oposição é muito burra quando não percebe que o governo Lula é um governo de composição e que na política macroeconômica muitas vezes conserva elementos de uma política que eles mesmo defendem. É claro que eles tentam assim inviabilizar fiscalmente o governo Lula, mas será que eles pensam que o PT ou qualquer governo progressista vai ocupar a presidência para sempre e eles não esperam voltar ao palácio do planalto?
Não digo aqui que a CPMF seria um pilar insubstituível da política neoliberal, outros mecanismos podem ser criados. O que tento expor aqui é a inconsistência política-ideológica além da irresponsabilidade para com a máquina estatal, tudo isto de um ponto de vista da própria direita. Pra mim os ultraconservadores do PFL e PSDB defender o fim da CPMF com um discurso de que isso é o melhor para o povo é a maior demagogia política que estes partidos poderiam se sujeitar. Além disso devo destacar a burrice dos partidos (PSOL, PPS, PSDB e DEM) que se orientam pela tática (ou pelo curto prazo) - fazer oposição ao governo Lula - e não pela estretégia (ou pelo longo prazo, objetivo final) - que no caso de uns é aprofundar ainda mais o capitalismo e suas contradições e no de outros é construir uma sociedade "socialista" ora com liberdade, ora popular.
Acredito que seja por isso e não pelos ataques midiáticos que expõem a sociedade as debilidades de nossa instituição política que o congresso está cada vez desacreditado pelo povo brasileiro. Também pudera, nem legislar eles conseguem mais, deixam isso pro supremo e ainda ficam todos putinhos. Mas isso é assunto para outra história....

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Mateus, Sávio e Nilo, este é o primeiro comentário que faço no blog e espero fazer mais futuramente. Mas vamos ao que interessa:
Não estou aqui para discutir os méritos da CPMF e sim para comentar os métodos de nossa direita para esvaziar um debate. Há dois dias ela tentou organizar uma manifestação em SP contra a CPMF onde ao invés de debates sobre a questão haveriam shows de KLB e Zezé di Camargo e Luciano. Isso para que a praça ficasse lotada e os telejornais pudessem divulgar um apoio macisso da população contra a CPMF. Mas essa foi mais uma prova da total burrice e incompetência da direita, pois a organização esperava pelo menos 2 milhões de pessoas onde a polícia avaliou estarem presentes apenas 7 mil.
E convenhamos, com estes shows de apelo popular até eu conseguiria mais de 100 mil pessoas para apoiar qualquer causa que seja.

Brunerva