quinta-feira, 18 de outubro de 2007

A semana que ainda não passou.


A semana ainda não acabou, mas alguns acontecimentos já merecem destaque. Na verdade merecem posts específicos, mas isso o tempo me priva de fazer. Vamos aos fatos:

O Judiciário brasileiro segue sua sina de legislador. Depois de determinar a fidelidade partidária para os cargos proporcionais (vereadores, deputados estaduais e federais) confirmou essa semana a fidelidade também para os cargos majoritários (prefeitos, senadores, governadores e presidente). O Senado aprovou uma medida confusa ontem (17/10/07) para confirmar a mudança, na verdade pra não ficar muito feio para o Legislativo. Tarde demais, já ficou. O Congresso passa por um momento de descrédito generalizado da sociedade brasileira. Foi incapaz de votar uma Reforma Política, agiu de acordo com seus interesses coorporativos e conservadores. Devido a isso teve que assistir o TSE e o TSF meterem o bedelho em atribuições que não são suas. Resultado: ganha o país pela fidelidade passar a ser uma regra, perde o país por ter um Legislativo covarde e um Judiciário entrão.

O COPOM manteve ontem (17/10/07) a taxa básica de juros em 11,25% ao ano. Interrompeu assim uma queda que já vinha de vinte meses. A desculpa (esfarrapada) foi o controle da inflação. Lembrando que a estimativa de inflação para o ano é de 4,5%, portanto a taxa real de juros fica em 6,75% (11, 25 – 4,5). Altíssima se comparada aos padrões internacionais. Em um momento onde se discute muito a CPMF podemos pensar que uma verdadeira Reforma Tributária pode ocorrer com a queda dos juros, a diminuição do superávit primário e com desonerações de produtos (como já aconteceu com os materiais de construção e produtos de informática). Os conselheiros do Banco Central mais uma vez foram precavidos demais, termo simpático pra chamá-los de conservadores e até mesmo lesas-pátria.

A seleção brasileira depois de sete anos voltou a jogar no Maracanã. Assisti o 5 x 0 contra o Equador e fiquei surpreendido ao ler os jornais de hoje exaltando a apresentação do time. Ta bom o KáKá fez um golaço (e só isso), o Ronaldinho Gaúcho jogou bem e o Robinho correu muito e deu aquele drible humilhante no equatoriano. Agora falar em show? Li até que o KáKá deu o “passe” para o gol do Ronaldinho!! Ai é brincadeira. Não quero ser chato nem exigente demais. A seleção jogou bem, mas tirando lances esporádicos, passou longe de dar espetáculo. Show mesmo quem deu foi a torcida, ai sim. O maracanã tava lindo. Melhorou na hora que coloquei a TV no “mudo” pra parar de ouvir o Galvão dizer (toda hora) do “jogo da família”. Foram mais de oitenta mil pessoas de verde e amarelo, balançando suas bandeiras e gritando Brasil. Foi de encher os olhos. Gostaria de ver também tamanho empenho e demonstração de amor em outros âmbitos, que não fosse o futebol, ou até mesmo os demais esportes.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ninguém quer saber de reforma legislativa, o negócio é reforma dos estádios pra Copa de 2014!

Dunga e sorriu na coletiva e forçou a barra na pagação de pau para organização (falou mais disso do que do jogo!).

Jayme Neto disse...

Episódios como esse mostram que nosso país é uma merda e não somente culpa de um sistema capitalista.

Torcedor do Fla é baleado no Caio Martins
Vítima estava na fila para comprar ingresso para assistir ao jogo contra o Grêmio
Eduardo Peixoto e Thiago Dias

Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro
entre em contato
ALTERAR O
TAMANHO DA LETRA A-A+
Um torcedor do Flamengo foi baleado na tarde deste sábado, no Caio Martins, em Niterói. Segundo o Corpo de Bombeiros, o rubro-negro foi atendido em cinco minutos e chama-se José Roberto Monteiro Caldas, de 33 anos.

Ele estava na fila para comprar ingressos para o jogo contra o Grêmio quando desentendeu-se com outra pessoa presente e levou um tiro no pescoço. O autor do disparo fugiu antes da chegada da polícia. A vítima foi encaminhada para o Hospital Antonio Pedro e entrou no centro cirúrgico por volta de 16h.

Saiba mais

» Dor mutante de Leonardo intriga o Fla
» 'Não vou abaixar a cabeça', diz Rômulo
Os médicos do hospital disseram não estar autorizados a divulgar a gravidade do ferimento. A 77ª Delegacia de Polícia (Icaraí, Niterói) confirmou o incidente, mas a atendente afirmou não poder dar detalhes sem a presença do delegado, que não está de plantão neste sábado.

Segundo relatos de testemunhas, a confusão ocorreu porque o autor do disparo teria furado fila e foi repreendido por outras pessoas. Na confusão, ele sacou uma arma e atirou no pescoço da vítima.

Diante do tumulto, o Flamengo decidiu fechar a bilheteria do Caio Martins.

- Houve esse incidente e como havia um baleado em frente ao Caio Martins não tinha mais como vender ingressos. Foi um episódio que ocorreu na rua e não temos qualquer responsabilidade - declara o coordenador de arrecadação do Fla, Flávio Pereira.


Vivemos num país sem ordem. Como pode, a pessoa reagir dessa maneira por ter infrigido uma lei do senso-moral. É essas horas que penso qual a maneira para acabar com essas idiotices. Porque o idiota, troglodita e saguinário que deu o tiro, acha que pode decidi sobre o futuro da vida de uma pessoa ao carregar uma arma. Não sei se isso acontece em outros lugares, mas acontece no país onde moro.

Jayme Neto disse...

Torcedor baleado pode ficar paraplégico
Família da vítima mostra angústia por falta de informações em hospital de Niterói.

Sávio disse...

Tem que colocar esse motivo com aqueles outros convincentes. Quem sabe fazemos outra enquete?

Anônimo disse...

Quanto ao judiciario legislador nem vou comentar que o savin já disse tudo. Mas quanto ao jogo da seleção, era um jogo pra mostrar q o Brasil era capaz de sediar uma copa, mas demonstrou o contrario. Pois tinha muito mais gente no maracanã q poderia ter, contando a galera q sempre entra de graça no maraca dava mais de 90 mil pessoas sendo q o estádio tem capacidade pra 86 mil, e tinha pessoas em pé por toda parte inclusive pelos corredores, o q é abominado pela FIFA. E toda a imprensa fica nessa papagaiada de q foi um lindo espetáculo e q a organizaçao tá de parabéns, bonito realmente tava pra quem via da TV, mas provavelmente naum tava confortável para quem assistia no estádio.
E Sávio, descordo de vc quanto a colocar a TV no mudo pois assim vc perdeu a torcida toda gritando: Vai tomá nu cú Galvããããoooo!!!!Toma nu cu Galvãããoooo!!!!!

Brunerva